Nosso trabalho teve início em 1994, em Jacuecanga (Angra dos Reis),
vinculado ao Grupo Senzala (RJ) de Mestre Peixinho. Desde essa data
esteve à frente, como professor, Adriano Fábio da Guia. Em 1997, devido a
sua ida para São Paulo, os alunos deram continuidade e passaram a
ministrar as aulas sob a supervisão de Adriano.
A partir do ano de 2000, deu-se início a apresentações de capoeira para um SPA denominado de Body & Soul Adventures, no Sítio do Lobo, Ilha Grande, como produto cultural turístico. O quê deu visibilidade à prática e à cultura afro brasileira junto à comunidade local e proporcionou a Júlio César Alvez de Oliveira uma projeção internacional e sua posterior mudança para Inglaterra.
Os recursos financeiros oriundos das primeiras apresentações foram o que deu sustentabilidade à implantação do trabalho na Ilha.
Com a partida de Júlio César, em 2003, para ministrar aulas de capoeira em escolas e academias de Londres, Adriano retorna para a região reassumindo a coordenação local.
A aceitação e o crescimento do trabalho na Ilha, assim como a necessidade de obtenção de recursos para sua sustentação (visto que as aulas são oferecidas em troca de pequenas contribuições voluntárias de uma comunidade com baixo poder aquisitivo) fez com que houvesse a formalização do grupo em Associação Civil Sem Fins Lucrativos: LIGA CULTURAL AFRO BRASILEIRA.
Embora sediada em Jacuecanga, a fundação da Associação deu-se em assembléia constituída pelo coletivo dos alunos e instrutores, todos moradores da Vila do Abraão, onde é desenvolvido os trabalhos, esta assembléia se constituiu-se 05 de Janeiro de 2005.
A entidade adquiriu título de Utilidade Pública Municipal em 2007, atua nos Conselhos do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), da APA de Tamoios e participa, através do CONSIG e apoio da VALE, na construção do plano de desenvolvimento sustentável da Ilha Grande com objetivo de defender e preservar as histórias regionais.
Como reconhecimento do trabalho, o diretor Adriano tornou-se membro do Conselho Municipal de Cultura da Setorial Afro Brasileira e hoje lidera a união das iniciativas culturais existentes na Ilha Grande, a exemplo da proposta de criação do Ponto de Cultura “Arena Cultural da Ilha Grande”.
As principais atividades culturais desenvolvidas pela instituição:
Aulas de capoeira e eventos denominados de Batizado com oficinas e palestras.
Encontros anuais de Capoeira, com a presença de Mestres de outros grupos, desde o ano de 2001.
- Apresentações mensais no SPA The Island Experience, localizada na praia de Camiranga / Ilha Grande.
- Aulas para turistas europeus, praticantes de capoeira, que vêm à Ilha grande (intercambio cultural).
- Aulas práticas de utilização dos instrumentos e ritmos afro brasileiros (pandeiro, atabaque, berimbau, agogô).
- Apresentação mensal de Rodas de Capoeiras, em espaço público aberto, na Vila do Abraão.
- Desenvolvimento de projetos em cultura popular.
Formação de capoeiristas: comunidade da Vila do Abraão, alunos da escola pública local, totalizando 200 crianças de três comunidades da Ilha Grande e 50 adultos.
Público das apresentações: turistas nacionais e estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário